quinta-feira, 21 de julho de 2011

Aletria


Ingredientes :

200 gr aletria ;
7,5 dl leite;
300 gr açúcar ;
Casca de limão ;
5 ovos ;
150 gr manteiga s/ sal.

Confecção :

Põe-se a ferver num tacho a aletria com o leite, o açucar, a casca de limão e a manteiga.
Deixa-se ferver até que a aletria tenha absorvido todo o leite.
Junta-se então 5 gemas de ovos bem batidas, mexendo até estarem as gemas cozidas.
Põe-se numa travessa, retirando a casca do limão. Depois de estar na travessa, se gostar, pode polvilhar com canela em pó.

Baba de Camelo





Ingredientes :

1 lata leite condensado ;
6 ovos.
Confecção:

Coze-se a lata de leite condensado na panela de pressão durante 1 hora.
Deixa-se arrefecer.
Junta-se as gemas dos ovos seguidas das claras em castelo, batendo muito bem.

Festival gastronomico




Bavaroise de Morangos


Ingredientes:

1 dl água
6 folha(s) gelatina branca
2.50 dl natas
1 lata(s) leite condensado
300 gr morangos
Confecção:

Demolhe as folhas de gelatina em água fria.
Se forem frescos, lave e escorra os morangos.
Se forem congeladas, deixe descongelar.
Reduza-os a polme no copo liquidificador ou triture-os.
Misture o polme obtido com o leite condensado.
Bata as natas e junte-as ao preparado anterior.
Escorra as folhas de gelatina e dissolva-as em 1 dl de água quente e junte ao creme.
Passe uma forma tipo bolo inglês ou outra qualquer por água fria, encha-a com o preparado e leve ao frigorífico durante umas 6 horas.
Desenforme mergulhando rapidamente a forma em água morna.

Sirva acompanhado de molho de frutos silvestres ou chantilly.

FESTA DAS ADIAFAS DAS VINDIMAS



Mês de Outubro
Local: Recinto da Adega Cooperativa do Cadaval

Certame que surge a partir de um objectivo principal: fazer reviver uma tradição tão profunda enraizada nas nossas gentes – a festa do encerramento das colheitas. Música popular, orquestral, grupos corais, sessões de fado, tuna académica são alguns elementos que vão animando a Vila nesta época. Concelho reconhecido pelo vasto património natural constituído pela Serra do Montejunto, onde se encontra o Centro de Interpretação Ambiental, e ainda um rico património constituído pela Real Fabrica do Gelo.

Festa do Espumante e do Leitão


Festa do Espumante e do Leitão

Este tradicional evento decorrerá em Agosto na Curia (Aveiro). Um evento absolutamente delicioso!

14ª Feira do Presunto Tradicional

O Parque de S. Sebastião na vila de Monchique acolhe a 23 e 24 de julho, a partir das 10 horas da manhã, a 14ª Feira do Presunto Tradicional que nesta edição conta com cerca de três dezenas de expositores, dispostos a proporcionar aos visitantes a oportunidade de provar e comprar presuntos, enchidos, medronho e mel da região.


Não podia faltar o artesanato local, com as famosas cadeiras de tesoura e a gastronomia serrana, onde pontuam receitas como o ‘frigineco’ ou a “assadura” de porco e bolos em que o mel é um dos componentes.


Quanto à animação musical, a cantora Romana sobe ao palco no sábado a partir das 22h00 e o grupo Tayti no domingo. Em ambas as noites e após os concertos a festa continua com o DJ Subaka no Miradouro.


O porco preto é a matéria-prima na origem do presunto tradicional que dá nome à feira em que participam igualmente produtores de mel e medronho, além de outros enchidos de fabrico artesanal. Gastronomia serrana e artesanato completam a mostra monchiqueira.

Santarém-feira de Agricultura biológica no jardim daLiberdade







No dia 27 de Julho, das 09h30 às 14h00, o Jardim da Liberdade recebe mais uma edição da Feira de Agricultura Biológica.

Com o objectivo de promover o consumo de produtos de agricultura biológica, os visitantes podem adquirir, todas as quartas quartas-feiras, legumes, frutos, produtos secos, compotas, doces, vinho, azeite, ervas aromáticas entre outros bens alimentares produzidos de forma biológica.

Esta iniciativa, organizada pelas Escolas Superiores de Educação e Agrária de Santarém, com apoio da Câmara Municipal de Santarém, teve origem nos Encontros Comunitários de Agricultura Biológica realizados em 2008 e 2009, no âmbito do Projecto Solidariedade.



calendario gastronomico nas pousadas de portugal













Jantares Vínicos, Workshops Gastronómicos ou Quinzenas Temáticas, são algumas das propostas das Pousadas de Portugal para o ano de 2011.

As Pousadas de Portugal apresentam o Calendário Gastronómico para 2011 com iniciativas que pretendem promover as principais tradições portuguesas. Em cada região serão realizadas actividades que realçam alguns dos alimentos típicos e produtos exclusivos da cozinha portuguesa.
Os jantares vínicos vão contar com a presença e aconselhamento de especialistas da Revista de Vinhos: Luís Lopes, João Paulo Martins, João Afonso e Luís Antunes irão dar o seu valioso contributo para o conhecimento dos vinhos em prova. Os jantares vínicos decorrerão ao longo de todo o ano e contarão ainda com a presença de reconhecidos enólogos portugueses. Nestes jantares, conhecerá vinhos de várias regiões e aprenderá algumas dicas com os especialistas.
Workshops gastronómicos, cursos de vinhos e quinzenas gastronómicas são outras das iniciativas das Pousadas de Portugal para o ano de 2011.
Paralelamente, as Pousadas de Portugal estão também a renovar as cartas dos restaurantes e de vinhos, destacando uma maior presença de produtos e vinhos regionais.
Mais informações em www.pousadas.pt.

Calendário:

Jantares Vínicos:

- 25 Março - Pousada do Porto – João Paulo Martins
- 29 Abril - Pousada de Viseu - João Paulo Martins
- 27 Maio - Pousada de Évora - Luis Lopes
- 24 Junho - Pousada de Faro – João Afonso
- 29 Julho - Pousada de Guimarães - Santa Marinha - Luis Lopes
- 30 Setembro - Restaurante Cozinha Velha – Pousada de Queluz - Luis Antunes
- 28 Outubro - Pousada de Viana do Castelo - João Afonso
- 25 Novembro - Pousada de Palmela - Luis Antunes

Festival dos cogumelos


Festival do Cogumelos
De Outubro a Dezembro, a Pousada Convento de Belmonte irá organizar um festival inteiramente dedicado ao cogumelo, concebido pelo conceituado chef Valdir Lubave. Venha deliciar-se com receitas irresistíveis, tendo por base este ingrediente único na tradição gastronómica local

7 Maravilhas Gastronomicas




12º Festival do Caracol

12º festival do caracol saloio em Loures, já arrancou junto ao Pavilhão Paz e Amizade e prolonga-se até 26 de julho. A organização espera superar os 60 mil visitantes alcançados na edição do ano passado.


O festival do caracol saloio contará com a participação de dez restaurantes locais, que durante 12 dias irão servir uma variedade de pratos cozinhados exclusivamente com caracóis e caracoletas, como feijoada de caracoleta, pataniscas de caracol, pimentos assados com caracoleta, espetada de caracoleta ou massada de caracóis.


Este ano, no âmbito da comemoração do centenário da região demarcada de Bucelas, os restaurantes servirão vinhos da região como forma de promover o produto local.


Haverá, no local, um espaço infantil dinamizado por uma associação de solidariedade social de Loures, para angariar receitas para o desenvolvimento de um projecto que contempla a construção de um jardim-de-infância e de um ATL.


O festival do caracol decorrerá entre as 17h00 e as 24h00, nos dias úteis, e entre as 17h00 e a 01h00 aos fins-de-semana.

Brownies




Ingredientes:

200 g de manteiga ou margarina
1 chávena de chá de chocolate em pó
1 chávena e meia de açúcar
4 ovos inteiros
1,5 chávena de farinha de trigo
1 chávena de chá de nozes picadas

Confecção:

Derreta o chocolate com a metade da manteiga em banho-maria. Quando formar um creme deixe arrefecer. Bata o resto da manteiga com o açúcar, até obter um creme leve e esbranquiçado e adicione os ovos, um a um, batendo muito bem. Peneire a farinha, e junte à mistura acima. Depois acrescente o creme de chocolate, que já deve estar frio, junte as nozes e, se quiser, acrescente também 2 colheres de chá de canela em pó e 1 pitada de cravo moído. Despeje a massa numa forma média (24x35 cm) untada e enfarinhada, e leve ao forno médio (180º C) pré-aquecido, durante aproximadamente 25 minutos. Deixe arrefecer e corte em quadradinhos. Se quiser, polvilhe com açúcar em pó ou cubra, assim que o retirar do forno, com 1 tablete de chocolate amargo derretido.

Festas do Mar – Festival do Bacalhau

 

Festas do Mar – Festival do Bacalhau

Em Agosto, a cidade de Ílhavo (aveiro) acolherá mais uma edição das Festas do Mar que incluem o já mítico Festival do Bacalhau, consagrado a um ingrediente essencial da gastronomia portuguesa. Deleite-se com este festival único!

Ribatejo




Projecto de promoção do sector vitivinícola, intitulado “Da Vinha ao Vinho”. Esta acção denomina-se “O Pintor”.

O ponto de encontro é junto ao Museu do Vinho do Cartaxo às 10:00 de Sábado, dia 23 de Julho de 2011.
A participação no evento é gratuita mas solicitam-se confirmações por questões logísticas.
Esta acção destina-se ao público em geral mesmo que não tenha ligação ao sector.

Aproveite o fim-de-semana e venha redescobrir os pequenos prazeres da ligação ao campo numa visita pedagógica e interessante para todos...

Allgarve Gourmet

De 26 a 30 de Julho, o aliar da riqueza dos produtos de mar e rio à genialidade de grandes chefes de cozinha é o objectivo primordial do Allgarve Gourmet. Direccionado para um público curioso e conhecedor de gastronomia e vinhos, nacional e estrangeiro, o Allgarve Gourmet proporciona em Portimão e Vilamoura a degustação de criativas degustações gastronómicas de alguns dos mais conceituados chefes de cozinha.

À gastronomia, o Allgarve Gourmet associa vinhos e produtos gourmet, disponíveis em espaços onde a sofisticação, bom gosto e conforto são desde logo a primeira das marcas distintivas.

De 26 Julho - 19:00 a 30 Julho - 23:59
Local: Museu de Portimão - Instalações da Fábrica FEU
Localização: Portimão

Amostra Internacional de doces e licores conventuais de Alcobaça

 
Amostra Internacional de doces e licores conventuais de Alcobaça
(Mês de Novembro)
Local: Mosteiro de Alcobaça
 
Das cozinhas dos mosteiros e dos conventos surgiram as mais maravilhosas doçarias, confeccionadas à base de açúcar e ovos.

Durante muitos séculos essas receitas ficaram no segredo dos deuses, mas com a abertura ao exterior, os segredos foram-se desvendando e hoje, as melhores delícias podem ser degustadas na mais carismática Mostra Internacional de Doces Conventuais.
 
O amarelo-torrado é a cor predominante do mês de Novembro na cidade de Alcobaça, mais especificamente, ao longo das salas do Mosteiro de Alcobaça.

Mostra de Doce Conventual

A câmara de Lagoa volta a promover, entre os próximos dias 20 e 24, mais uma edição da Mostra do Doce Conventual, um evento que se realiza no município lagoense desde o verão de 2003, nas instalações do Convento de S. José.

Nesta mostra, os visitantes podem saborear bolos, doces, compotas, mel, assim como algumas bebidas regionais caseiras, como é o caso da aguardente de medronho e dos licores e assistir ao programa de animação.

Na área da doçaria, a autarquia destaca a presença dos célebres doces ´Dom Rodrigo´, que “a história diz terem sido produzidos, pela primeira vez, no Convento de S. José, em Lagoa, há algumas centenas de anos”.

A organização refere ainda que o conceito de doce conventual está intimamente relacionado com a difusão do açúcar nas cozinhas dos mosteiros portugueses, a partir dos finais do século XVI, tendo sido, entre as ordens religiosas de frades e freiras que, segundo reza a tradição, nasceram algumas das mais ricas receitas de doces da gastronomia regional.

O recinto onde vai decorrer a IX Mostra do Doce Conventual abre as portas ao público às 18h00 e encerra à 1h00, oferecendo um programa de animação com entrada gratuita: Ruth Marlene (dia 20), espetáculo “Eneida Marta com Angola na Voz” (21), espetáculo de música popular portuguesa “Flor-de-Lis” (22), Banda Caruma (23) e espetáculo “Rock Alentejano”, com Castro & Salgueiro (24).

Bolo de amor




Ingredientes:

500 g de açúcar branco
250 g de manteiga
600 g de farinha de trigo
6 ovos
sal, meia colher de chá
casca de limão q.b.

Confecção:

Deitam-se num alguidar os ovos, o açúcar, a manteiga, o sal a casca de limão e algumas gotas de água ou leite e amassa-se. Junta-se a farinha e tende-se em forma de queques ou broas. Vão ao forno a cozer, em tabuleiro untado para não agarrar.

Bolo de canela




Ingredientes:

500 g de açúcar amarelo
500 g de farinha de trigo
250 g de banha de porco
1 colher de sopa de canela em pó
4 ovos

Confecção:

Misturam-se a banha, o açúcar, a canela, os ovos e em seguida a farinha. Tendem-se pequenos bolos redondos que vão forno bem quente, em tabuleiro polvilhado de farinha.

Feira nacional da pêra Rocha


Feira Nacional da Pêra Rocha do oeste
Mês de Agosto.
Local: Mata Municipal

O certame tem como objectivo contribuir para a promoção da Pêra Rocha “Rainha da Fruticultura Portuguesa”, e dos produtos tradicionais do Mundo Rural do Oeste tais como o artesanato, os licores, doçaria e gastronomia tradicional bem representados nas Tasquinhas.

Bolo Inglês



Ingredientes:

1 kg de açúcar
400 g de margarina
30 gemas
30 claras
1,5 kg de fruta picada
1,5 kg de farinha
60 g de fermento em pó

Confecção:

Depois de pesados o açúcar e a margarina, trabalham-se à mão num alguidar, aos quais se vão adicionando pouco a pouco as gemas. Logo que se obtenha uma massa homogénea e fofa, juntam-se em pequenas porções as claras que entretanto se bateram em castelo. Seguidamente, incorporam-se as frutas escorridas e picadas, aguardente, porto e por fim a farinha e o fermento em pó, previamente peneirados em conjunto. Trabalhada a massa, deixa-se esta em repouso, cerca de 30 minutos.


As formas de vários tamanhos, devem ser untadas e enfarinhadas, enchendo-as em seguida com a massa preparada (podem usar-se formas de alumínio próprias para estes bolos que só serão usadas uma vez).

Acabamento
Colocar sobre a massa contida em cada forma frutas escorridas e secas.

Vão a cozer em forno a 180º C. Depois de cozidos e frios, os bolos são retirados das formas e pintados com calda de açúcar.

Festival do Polvo

Depois de ser considerada a Capital do Polvo, Santa Luzia (Tavira), vem agora mostrar as suas gentes aos Algarvios e quem os visita o melhor da gastronomia e da tipicidade de pratos a base do tão apreciado molusco.


Assim, nos dias de 28 a 31 de Julho ao cair da tarde na Ria Formosa, entre os barcos que chegam ao cais da imponente marginal, erguer-se-a o recinto do FESTIVAL DO POLVO, onde com uma selectiva animação Nacional e Internacional, se ira degustar o famoso Octopoda.

Bolo de côco





Ingredientes:

250 g de farinha de trigo
250 g de açúcar branco
200 g de manteiga
4 ovos
4 colheres de sopa de côco
3 colheres de chá de fermento em pó

Confecção:

Batem-se as gemas de ovos com o açúcar e a manteiga, a seguir junta-se o coco, depois as claras batidas em castelo, e por último, a farinha misturada com o fermento. Unta-se a forma com manteiga (uma forma funda, porque o bolo levanta muito) e vai ao forno bem quente. Barra-se o bolo com calda de açúcar e coco.

Tasquinhas de Sines

A Câmara Municipal de Sines organiza, entre 15 de Julho e 15 de Agosto de 2011, na Avenida Vasco da Gama, mais uma edição das Tasquinhas, iniciativa que conjuga paisagem, animação e sabores locais numa das principais zonas de interesse turístico da cidade: a baía de Sines.


Em 2011, a autarquia gere e mantém o espaço e, à semelhança de 2010, a exploração é assegurada pelas associações e colectividades de Sines, com a oferta complementada por alguns outros produtores e comerciantes.


É novamente organizado o Concurso de Melhor Prato de Sardinha de Sines, como forma de divulgação e valorização do produto regional de maior relevo do concelho.


As Tasquinhas estarão abertas ao público entre as 12h00 e as 2h00, com excepção do dia da inauguração, em que o recinto abre às 19h00.


Haverá animação musical, todos os dias, às 22h00.


O recinto das Tasquinhas funcionará até 15 de Agosto, prestando apoio ao FMM Sines - Festival Músicas do Mundo (22 a 30 de Julho) e à Feira na Avenida.

Programação

Concertos às 22h00, no palco das Tasquinhas

Tasquinhas e Ementas

Academia de Ginástica de Sines
Sopa de cação, migas à alentejana, feijoada de choco, choco frito.
Prato a concurso: sardinhas de escabeche.

“Arte Velha” - Assoc. de Artesãos de Sines
Feijoada de choco, feijoada de polvo, feijoada de búzio, arroz de feijão com pataniscas, carne de porco frita com batatas fritas, sopa de cação, coelho ou frango frito com arroz branco, sardinha assada com salada.
Prato a concurso: sardinha à sineense.

Associação Cabo-verdiana de Sines e Santiago do Cacém
Cachupa, Congo, moamba, feijão pedra, caldo de peixe “modche”.
Prato a concurso: sardinha à Morabeza.

Associação Recreativa de Dança Sineense
Sopa, bifes com cogumelos, bifanas, bitoque, hambúrgueres.
Prato a concurso: sardinha das Danças.

Associação dos Serviços Sociais, Culturais e Desportivos dos Trabalhadores das Autarquias Locais de Sines
Bebidas, aperitivos, saladas diversas.

Associação Sines Solidária
Cafés, doces regionais, bebidas, gelados, doce “solidário”.

Carnaval de Sines
Saladas diversas, sardinha assada, choco frito, frango à folião, feijoada de polvo com camarão, saladas vegetarianas, bebidas, caipirinhas à folião, pirolitos, doces diversos.
Prato a concurso: sardinha à folião.

Doces da Nossa Terra
Farturas, churros, waffles, bolos conventuais à fatia, bolos regionais à fatia, semi-frios, sobremesas.

Ginásio Clube de Sines
Picadinho madeirense, frango do campo com pimentos, massa de peixe, feijoada de marisco, arroz de polvo.
Prato a concurso: sardinha à Ginásio.

Hatrês - Gelataria
Crepes, guloseimas, gelados, taças de gelado, caipirinhas, granizados, bebidas espirituosas, novidades com gelado.

Hóquei Clube Vasco da Gama
Salada de polvo, choco de molho, salada de ovas, salada de atum, salada russa.
Prato a concurso: sardinhas com molho de eiró.

Partido Comunista Português
Filetes de sardinha, filetes de pampo, caldeirada, choco frito, salada de polvo.
Prato a concurso: sardinha à marinheiro.

Resgate
Bifana torpedo, hambúrguer circular, cachorro carretel, baguete em pânico, sopa do náufrago, tostas do mar.
Prato a concurso: resgatinhas assadas

Molho de Escabeche





Ingredientes:

(4 alhos cortados em falhas finas;
2 folhas de louro em pedaços pequenos;
2 ramos de tomilho verde;
Azeite q.b. ;
Pimenta q.b. ;
Sal q.b. ;
Vinagre q.b.

Confecção:

Espalham-se por entre o peixe, o alhos, o tomilho e o louro.
Polvilham-se com sal e pimenta, de preferência moída na ocasião, e regam-se abundantemente com azeite e vinagre. Deixa-se ficar assim pelo menos 48 horas, voltando-se de vez em quando o peixe.

Molho Holandês



Ingredientes:

2 gemas
2 colheres de sopa de água
1 colher de sobremesa de sumo de limão
sal
pimenta
150 grs de manteiga


Confecção:
Coloque as gemas num recipiente e junte a água fria e o sumo de limão.
Bata com uma vara de arames.
Tempere com sal e pimenta e leve ao lume em banho-maria, batendo sempre.
Quando o molho se apresentar fofo e cremoso junte mais alguns pingos de água fria.
Sem parar de bater, adicione a manteiga em pequenas porções.
A água do banho-maria não deve ferver, e sempre que durante a preparação o molho lhe parecer muito quente junte uns pingos de água fria.
Deste modo evitará que talhe.
Conserve o molho em banho-maria até altura de servir.

*Não deixe a água do banho-maria ferver se não quer que o molho talhe.

*Acompanha peixes cozidos, ovos escalfados, mollets e cozidos -- e legumes cozidos.

Feira do vinho


FEIRA DO VINHO
(Mês de Setembro)
Local: Fórum Romeira e Margens do Rio

Os vinhos a gastronomia do concelho e a forte presença do cavalo demonstrada pelos concursos e exibições equestres são os fortes ingredientes desta mostra.
O fado e o folclore também marcam a sua presença.
O local da feira é em velhos edifícios totalmente recuperados de Arqueologia, antigas fábricas etc…. Alenquer é um lugar interessante de visita, terra de Damião de Góis, tem um antigo castelo, museu. São de realçar as Quintas de Alenquer integradas na Rota de Vinho do Oeste

Molho bechamel

Ingredientes

40 g de manteiga
30 g de farinha
1/2 l de leite
sal e pimenta q.b.


Preparação

Derrete-se a manteiga em lume brando, incorpora-se a farinha e adiciona-se o leite quente, mexendo continuamente ate levantar fervura. Deixa-se fervilhar durante cerca de 10 minutos em lume muito brando para cozer a farinha, retira-se e tempera-se com sal e pimenta. Como base para outros molhos, deita-se mais leite para ficar fluido e, como base para recheios, leva pouco leite para ficar espesso.

Sopa Juliana



Ingredientes:

250 g de batatas
250 g. de cenouras
1 nabo
1/2 couve lombarda
1 cebola
50 g. de toucinho entremeado
2 colheres de sopa de manteiga
1 dente de alho
1 dl de caldo de carne
sal
pimenta
salsa
queijo ralado
Confecção:

Prepare, descasque e lave os legumes e corte-os em juliana.
Pique o toucinho e frite-o na manteiga.
Junte o dente de alho esborrachado e deixe alourar.
Retire o alho e introduza os legumes.
Tape e deixe estufar durante 5 minutos.
Regue com o caldo de carne e litro e meio de água quente.
Tempere com sal e pimenta e deixe cozer.
Sirva tal qual ou polvilhe com salsa picada e queijo ralado.

Arranca votação final das 7 Maravilhas Gastronómicas

Coelho à caçador, chanfana, pastel de Belém, alheira de Mirandela, amêijoas à Bulhão Pato, bacalhau à Gomes de Sá ou açorda à alentejana são apenas alguns dos 21 pratos finalistas das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal. A partir de hoje, os portugueses podem votar no seu prato preferido.

Os 21 pratos selecionados são apresentados por sete categorias - entradas, sopas, marisco, peixe, carne, caça e doces -, cada uma das quais com três iguarias da gastronomia portuguesa. Os votantes são convidados a escolher, até 07 de setembro, os seus sete pratos preferidos, independentemente da categoria.

Para a categoria “entradas”, a escolha recaiu na alheira de Mirandela (Trás-os-Montes e Alto Douro), pastel de bacalhau (Lisboa e Setúbal) e queijo da Serra da Estrela (Beira Interior/Beira Litoral).

Os interessados podem votar por telefone, SMS ou via Internet, neste caso no site do evento (www.7maravilhas.pt) ou através do Facebook (www.facebook.com/7MGastronomia), usando os códigos relativos ao prato da sua preferência.

Sopa de Espinafres



Ingredientes:

toucinho q.b.
linguiça (chouriço encarnado)
sal q.b.
cebola
alho
louro
espinafres
ovos
coentros
batatas
Confecção:

Fritam-se talhadas de toucinho e quando estiverem loiras, tiram-se, e nesse pingo fritam-se as rodelas de linguiça.
Logo que estejam fritas, tiram-se para fora.
No pingo que ficar, refoga-se cebola picadinha e alho e um pouco de louro.
Logo que a cebola esteja quase loirinha, deitam-se os espinafres muito bem lavados juntamente com os coentros.
Mexe-se um pouco.
Deita-se água, sal e logo que o caldo ferva, deitam-se as batatas às rodelas.
Quando estas estiverem quase cozidas, escalfam-se os ovos (à hora de ir para a mesa).
Tem-se pão cortado aos bocadinhos fininhos numa terrina, onde se deita o caldo a ferver e numa travessa dispõem-se as batatas, os espinafres, os ovos, as rodelas da linguiça e as talhadas do toucinho que acompanha a sopa.
Esta sopa pode-se fazer da mesma maneira pondo tomates em vez de espinafres.

Sopa da Pedra



Ingredientes:

500 gr. de feijão encarnado
250 gr. de batatas
2 orelhas de porco
200 gr. de entrecosto
100 gr. de baço de porco
1/2 chouriço de carne
1/2 negro
1farinheira
1ramo de coentros
1 cebola
3 dentes de alho
cominhos q.b.
3 ramos de hortelã
sal q.b.
pimenta q.b.
cravinho q.b.
piripiri q.b.
Confecção:

Salgar as carnes de porco com 48 horas de antecedência.
Demolhar o feijão encarnado 4 horas antes da sua confecção.
4 horas antes da confecção demolhar a carne para retirar o excesso de sal.
Colocar as carnes, o chouriço, o negro, a farinheira e o feijão encarnado a cozer em lume brando.
Verter um fio de azeite e adicionar o alho, o louro a cebola com cravinho.
Adicionar as batatas cortadas em pequenos cubos.
Retirar por ordem da cozedura a farinheira, o chouriço e o negro e por último as carnes.
Temperar o caldo onde estão a cozer as batatas, o feijão com pimenta, sal, cominhos, piripiri e colorau.
Cortar agora as carnes e adicionar a sopa.
Na hora do empratamento colocar um raminho de hortelã.
Manda a tradição colocar nesta sopa uma pedra.















Para retirares as peles das amêndoas basta ferver 2 minutos em água quente. Sairá com facilidade.

Canja de Borrego


Ingredientes:

1/2 de borrego do fundo
5 grãos de pimenta
1 cebola
sal q.b.
100 grs +- de arroz gomoso
hortelã q.b.
1 cenoura média
Confecção:

Limpa-se o borrego do sebo e leva-se ao lume a cozer com 2 litros de água, e todos os temperos acima mencionados,a pimenta, cebola, e a cenoura e o sal.
Deixa-se ferver em lume brando durante 1 hora +-.
Depois de cozida a carne retira-se esta e coa-se o caldo.
Vai novamente ao lume e quando, levantar fervura junta-se o arroz e deixe cozer durante 10 minutos.
Depois de cozido junta-se a carne do borrego desfiada ou não.
Na ocasião de servir rectifica-se de sal, e junta-se o raminho de hortelã.

4º Festival Gastronómico e Cultural

O 4º Festival Gastronómico e Cultural "O Chícharo da Serra" realiza-se de 20 a 25 de Novembro na freguesia de Santa Catarina da Serra, concelho de Leiria, que comemora o seu 460º aniversário.


O festival gastronómico irá decorrer no complexo desportivo da União Desportiva da Serra, onde os visitantes terão a oportunidade de provar muitas sopas, bacalhau assado, javali, lebre, coelho com chícharos, diversos petiscos e sobremesas, como o pudim e queijada de chícharo.

6º Festival da Tibórnia

De 4 a 15 de Dezembro decorre no Fundão o 6º Festival Gastronómico Tibórnia, nos restaurantes aderentes. Esta iniciativa destina-se a promover o azeite, a azeitona de mesa e a gastronomia regional.


A tibórnia é uma referência nos roteiros gastronómicos da região, que tem como ingredientes base pão torrado regado com azeite novo. Nestes restaurantes terá a oportunidade de provar tibórnia de bacalhau, de enchidos, de polvo, de lombinho de porco preto, entre outras delícias gastronómicas.

sabia que....


Para que o peixe asse por igual, coloque-o de barriga para baixo, aberto, na assadeira coberta com papel de alumínio, assim o peixe ficará douradinho dos dois lados.

Pesos e Medidas




O sucesso de uma receita depende muito das medidas usadas. Para isso, é necessário uma balança, chávenas, colheres e medidores, desde que observada a tabela de equivalência. Mas se não tiver balança, utilize as medidas sem balança, relacionadas abaixo, sendo o seu valor, aproximado, naturalmente


Líquidos

1 litro 4 copos 1.000 ml
1 chávena 16 colheres de sopa 0.240 ml
1 colher de sopa 3 colheres de chá 0.015 ml
1 colher chá 1/3 colher de sopa 0.005 ml
1 colher de sobremesa - 0,007 ml
1 colher de café - 0,002 ml



1 copo de qualquer líquido 250 g


Óleo
1 colher de chá 5 g
1 colher de sopa 15 g
1 chávena 160 g


Sólidos
Medidas de colheres:

Açucar » 1 colher de sopa 15 g
Chocolate em pó » 1 colher de sopa 10 g
Manteiga » 1 colher de chá 5 g
Manteiga » 1 colher de sopa 15 g
Fermento » 1 colher de chá (rasa) 5 g



Ovos » 1 unidade 50 g


... Para 1 chávena de chá:

Ingredientes: Peso
Açúcar 160 g
Arroz cru 210 g
Amêndoas, nozes, castanhas 140 g
Banha 230 g
Chocolate em pó 90 g
Coco seco ralado 80 g
Farinha de Milho 150 g
Farinha de trigo 120 g
Maizena 150 g
Manteiga 230 g
Queijo ralado 80 g
Uva passa 140 g

Couve flor



Para manter a couve-flor branca, adicione um pouco de leite a água do cozimento.

sal


Para conservar o sal sempre fresquinho e seco, coloque uma bolacha salgada no fundo do recipiente onde o  sal é guardado.
A bolacha absorverá toda a humidade do sal.

Salada de Fruta

Dê preferência às frutas da época. Pique-as em pedaços mais ou menos grandes.

Se desejar, tempere a salada de frutas com açúcar e um pouquinho de limão que tem a dupla finalidade de não permitir que a fruta escureça e também de realçar o sabor.

panquecas




Para que as panquecas fiquem mais gostosas, deixe a massa descansar por 30 minutos, antes de fritar.
















Se o feijão ficar muito salgado, adiciona-lhe algumas folhas de couve. A couve absorverá o excesso de sal e dará um óptimo sabor ao feijão.

Sal



O sal é ótimo para preservar a coloração dos tecidos. Adicione um pouco à água da lavagem.

Omoletes


Para fazer omeletes, suflês e fritadas, adicione uma pitada de fermento em pó aos ovos batidos. Assim, eles renderão mais.

Ovo




Se for cozinhar ovos que estejam com a casca rachada, coloque um pouco de vinagre na água e as claras não saírão

Ovos



Para tirar o cheiro de ovo de um prato, esfregue um pouco de café.

Batata

Não mande fora as cascas de batata. Frite em óleo quente, tempere com sal. e sirva como aperitivo.

Corte as batatas em fatias grossas, coloque para fritar em óleo bem quente e adicione um pouco de sal. As batatas ficarão coradas e sequinhas.

O purê de batata ficará mais saboroso se você acrescentar uma clara batida em ponto de neve às batatas já cozidas e amassadas.

Se você quiser que o purê de batata fique com uma boa consistência, sem ficar mole, coloque um pouco de leite em pó.

Acrescente ao purê de batata uma colher de chá de fermento em pó. Bata bem com um garfo e leve ao forno por alguns minutos. O purê crescerá, ficando leve e cremoso.

Cafe




Depois de fazer café, use o pó que ficou no coador para desentupir a pia. Ou, também, coloque no armário, para espantar formigas.